segunda-feira, 21 de março de 2016

Plano de aula

Disciplina: Fundamentos Teórico-Práticos do Ensino de Geografia
Alunos (as): Grupo Aline Cristina Aguiar RA 111489
Ericka Vanessa de Andrade RA 111577
Melissiane Cristina de Castro RA 111518
Ursula Rodrigues Alves de Andrade RA 111538
Unidade: Capítulo IV





 Atividades

                                                    Plano de Aula Geografia

Disciplina: Geografia
Conteúdo: Localização
Ano: 3º Ano
Objetivo : Saber se localizar a partir das noções geográficas


Material:
Folha sulfite, lápis, borracha, mapa mundi, globo, lápis de cor.

Conhecimento prévio:
Nões de espaço e localizões geográficas

Encaminhamento metodológico:
Mostrar aos alunos um mapa mundi, porém este deve ser colocado no chão para que se tenha uma compreensão mais adequada das orientões.





Colocado no chão, as crianças terão a compreensão correta, de que o norte não é para cima, como muitas pensam quando se coloca o mapa pendurado em um quadro ou parede.
É importante ressaltar que podemos nos localizamos a partir do Sol como ponto de referência. O Sol nasce ao leste e se põe a oeste.



Dependendo da região do país em que você se encontra, explore as condições de espo, por exemplo, se mora na região norte da América do Sul, o que tem a leste, oeste, centro-oeste, etc.



Desenhe os pontos cardeais no chão, desta forma:









Ao encontrar o Sol, posicionar-se com a sua mão direita para este lado.

Nesse sentido, mostrar no mapa mundial onde estamos, em qual continente, qual país, qual estado, qual cidade e qual mar banha as terras do Brasil.






Mostrar a planta de uma sala de aula, relatando que o desenho da sala em planta é como seria se pudéssemos ver a sala de cima. Como se pudéssemos recortar o telhado da sala e, de cima, ver as posições dos móveis e as paredes ao redor da sala.  Exemplo:







                                   Pedir que os alunos desenhem a planta da sala de aula em que estudam.


Avalião:



Utilize a planta de sua sala de aula para responder as seguintes questões:



- Quais objetos estão à sua esquerda na planta da sala de aula?




- Quais objetos estão à sua direita na planta da sala de aula?




No mapa mundi, o Brasil está localizado em que ponto cardeal? Está à esquerda no mapa ou à direita?



Outra atividade possível é pedir que os alunos façam a planta baixa de sua casa. Quando as trouxerem, distribua pela sala e solicite que apresentem para a turma esclarecendo como é sua casa.
Depois das apresentões, reúna os alunos em grupos e diga para modificarem uma das plantas de seus colegas; como gostariam que ficasse a casa. Depois, troque as plantas, a original e a modificada, entre os grupos e solicite que eles apontem, aos outros, o que foi mudado.

A equipe que fez as alterões deverá dizer se está correto. Solicite que sejam feitas perguntas a respeito das plantas, o que estava ao norte de um determinado móvel, ao sul, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário