Disciplina: Fundamentos Teórico-Práticos do
Ensino
de
Geografia
Alunos (as): Grupo Aline Cristina Aguiar RA
111489
Ericka Vanessa de Andrade RA
111577
Melissiane Cristina
de Castro RA 111518
Ursula Rodrigues Alves
de Andrade RA 111538
Unidade: Capítulo IV
Atividades
Plano de Aula Geografia
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Localização
Ano: 3º Ano
Objetivo : Saber se localizar a partir das noções geográficas
Objetivo : Saber se localizar a partir das noções geográficas
Material:
Folha sulfite,
lápis, borracha, mapa mundi, globo, lápis de cor.
Conhecimento prévio:
Noções de espaço
e localizações geográficas
Encaminhamento metodológico:
Mostrar aos alunos um
mapa mundi,
porém este deve ser colocado no chão para que se tenha uma
compreensão mais adequada
das orientações.
Colocado no chão, as crianças terão a compreensão correta, de que o norte não é para cima, como muitas pensam quando se coloca
o mapa pendurado em
um quadro ou parede.
É importante ressaltar que podemos nos localizamos
a partir do Sol como ponto de referência.
O Sol
nasce ao leste
e se põe a oeste.
Dependendo da região do
país
em que você se encontra, explore as condições de espaço, por
exemplo, se mora
na região norte da América
do Sul, o que
tem a leste, oeste,
centro-oeste, etc.
Desenhe os pontos cardeais no chão, desta forma:
Ao
encontrar o Sol, posicionar-se com a sua mão
direita
para
este lado.
Nesse sentido,
mostrar no mapa mundial onde estamos, em qual continente, qual país, qual estado,
qual
cidade e qual mar banha as terras
do Brasil.
Mostrar a planta
de uma sala de aula,
relatando que
o desenho da sala
em planta é como seria se pudéssemos
ver a sala de
cima. Como se pudéssemos recortar o telhado da sala e, de
cima, ver as
posições dos móveis e
as
paredes ao redor da sala.
Exemplo:
Pedir que
os
alunos desenhem a planta
da sala de
aula em que estudam.
Avaliação:
Utilize a planta de sua sala
de aula
para
responder as seguintes questões:
- Quais objetos estão à sua direita na planta da sala de aula?
No mapa mundi,
o Brasil
está localizado em que ponto cardeal? Está à esquerda no mapa ou à direita?
Outra atividade possível é pedir
que
os alunos façam a planta baixa de sua casa.
Quando as trouxerem, distribua pela
sala e solicite que apresentem para
a turma
esclarecendo como é sua casa.
Depois das apresentações, reúna os alunos em grupos
e diga para modificarem uma das plantas de seus
colegas; como gostariam que ficasse
a casa. Depois, troque as plantas, a original e a modificada, entre os
grupos e solicite que eles apontem, aos outros, o que foi mudado.
A equipe que fez as alterações
deverá dizer se está correto.
Solicite que sejam feitas
perguntas a respeito
das
plantas, o que estava
ao norte de um determinado móvel, ao sul, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário