terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

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>> Educação Infantil

> Pré-escola - 4 e 5 anos

> Linguagem musical



Sobre ritmos e sons

Mostrar diferentes músicas, variar o som dos instrumentos e fazer cantar e ouvir são maneiras de ampliar o repertório na pré-escola

Beatriz Santomauro (bsantomauro@abril.com.br)

Foto: Kriz Knack
Na escola, criança tem de ouvir música de criança. E só música de criança, certo? Não. Nada mais falso. "Não se pode limitar o contato da turma à chamada música infantil. Algumas delas têm texto fraco, muito óbvio ou com rimas pobres", explica Teca Alencar de Brito, autora do livro Música na Educação Infantil. De acordo com o Referencial Curricular Nacional, é importante que a percepção musical na pré-escola seja estimulada pela audição e pela interação com diversos tipos de canções. No cardápio de gêneros, estilos, épocas e culturas, o fundamental é que o repertório tenha qualidade - em outras palavras, que possua riqueza de composição e de arranjos.

 Foto: Kriz Knack
Mesmo não sendo especialista no assunto, o professor pode direcionar a turma a prestar atenção ao som, observando as características rítmicas, os silêncios, os instrumentos e o uso da voz. O trabalho pode começar com uma sondagem sobre as músicas preferidas dos pequenos. Em um segundo momento, envolver as famílias enriquece ainda mais a atividade. Partindo desse ponto, Luciana do Nascimento Santos pediu que as crianças da pré-escola do CEI Santa Escolástica, em São Paulo, perguntassem aos pais que canções eles conheciam em suas brincadeiras de infância.
   "As mais lembradas foram referências de cantigas tradicionais, como Peixinhos do Mar, Atirei o Pau no Gato e Ciranda, Cirandinha", diz ela. Para ampliar as referências das crianças, Luciana levou às aulas CDs de chorinho, coco, maracatu e samba de roda. A cada estilo novo, agregava informações históricas e culturais, mostrando o mapa da região típica do gênero, DVDs com as danças relacionadas e fotos dos cantores. Também direcionava o olhar da turma para os elementos específicos de cada música. "Eu perguntava: que instrumento produziu esse som? Como reproduzir o que foi escutado partindo da exploração do corpo, abafando a boca ou batendo na perna?" Foi o gancho para um trabalho prático que incluiu a experimentação e a confecção dos próprios instrumentos.
   O produto final foi um livro com letras completas e desenhos das músicas preferidas das crianças. Uma alternativa é a gravação de um CD que reúna os sons trabalhados em sala e os mais conhecidos pelos pais (leia no link acima um projeto didático com essa proposta). Dessa forma, cada um pode ter uma cópia e continuar aproveitando a atividade em casa, com a família reunida.
 Quer saber mais?
   BIBLIOGRAFIA
Música na Educação Infantil, Teca Alencar de Brito, 208 págs., Ed. Peirópolis, tel. (11) 3816-0699, 46 reais .
 CONTATOS
CEI Santa Escolástica - Mosteiro São Geraldo de São Paulo, R. Itapanhaú, 170, 05665-060, São Paulo, SP, tel. (11) 3742-0399
Denise Maria Milan Tonello
 
Especial Música na Escola
As dez mais da MPB 
Objetivos
- Ampliar o repertório musical das crianças.

- Estimular a reflexão sobre a linguagem musical com base em um repertório significativo.
 
Tempo estimado

Quatro meses.

 Material necessário

CDs e DVDs de MPB.

 Desenvolvimento

1ª ETAPA
  Selecione músicas do gênero MPB que contagiem as crianças pelo ritmo e pela sonoridade da letra. Em momentos de atividade livre, coloque na sala para que eles ouçam. Algumas sugestões: A Banda, de Nara Leão, João e Maria, de Chico Buarque de Holanda, Leãozinho, de Caetano Veloso, e Garota de Ipanema, de Vinicius de Moraes.

 2ª ETAPA
  Converse sobre as músicas ouvidas ao longo das atividades, perguntando às crianças quais são as canções preferidas. Escreva os títulos no quadro e organize uma votação para estabelecer as cinco favoritas.
 
3ª ETAPA
  Proponha que perguntem aos pais quais são suas cinco músicas preferidas da MPB. Redija um bilhete para levarem para casa explicando seus objetivos. Compartilhe a escrita com as crianças: é fundamental que elas estejam motivadas para envolver os familiares na atividade.

 4ª ETAPA
  Depois de um levantamento das canções escolhidas pelos pais, reúna as cinco mais votadas e promova uma audição das músicas. Analise cada uma, verificando se possui qualidades adequadas para ser tocada em sala. Grave um CD e apresente à garotada. Proponha que eles cantem e decorem as letras.

 5ª ETAPA
  Promova situações de escrita dos títulos - ou das letras das canções, dependendo do nível da turma - para produção de um livro ilustrado. Textos memorizados, rimas, repetições e a melodia facilitam a escrita por crianças em fase de alfabetização inicial. Peça uma ilustração sobre cada canção.

 6ª ETAPA
  Grave um CD com dez canções - cinco escolhidas pelas crianças, outras cinco pelos pais. Encaminhe a escrita espontânea dos títulos na ordem em que aparecem na gravação para compor a capa.

Produto final

CD gravado com "As dez mais da MPB", acompanhado de livrinho ilustrado com títulos e letras.

 Avaliação
  Compare o conhecimento musical da turma antes e depois do projeto didático. O que mudou? As crianças demonstram maior atenção às características rítmicas? E quanto às letras? Houve memorização das canções preferidas? Verifique, ainda, em que medida as hipóteses de leitura e escrita também evoluíram.
   Consultoria: Denise Maria Milan Tonello

 Pedagoga e orientadora pedagógica e educacional da Educação Infantil e do 1º ano do Colégio Miguel de Cervantes em São Paulo.



Carnaval

O Brasil possui diversas formas de comemorar o carnaval. Aproveite o período para trabalhar com seus alunos as diferentes manifestações culturais da festa pelo país

 

Ritmos dos carnaval pelo Brasil
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Carnavais pelo Brasil

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