sábado, 14 de julho de 2012

Educação Viva a Diferença

O que é escola inclusiva

O que é escola inclusiva

Quando se fala em inclusão social muitas pessoas já logo identificam de quem estamos falando, de pessoas com deficiência física. Deficiência física não é problema para ninguém que quer aprender e estudar, que quer ter uma vida comum. Porém, para essas pessoas se requer um preparo afim de ajudá-las a aprender. A escola inclusiva tem essa finalidade, de promover a educação para pessoas com necessidades especiais em meio a outras pessoas. Abrir espaço para todas as crianças, inclusive para as crianças com necessidades especiais é o objetivo cada vez mais crescente das escolas regulares, mas para receber esses alunos algumas adaptações em equipamentos e nos professores. As barreiras físicas, sensoriais e organizacionais são quase sempre o que mais atrapalha o aprendizado. A escola inclusiva tem por objetivo romper essas barreiras e transformar a educação em igualdade para todas as pessoas, dar a elas o direito de serem iguais nesse aspecto tão importante da vida, dar a elas a oportunidade d estudo e de ser alguém. A escola inclusiva é cada vez mais estudada entre as escolas regulares, e merece o apoio de todos pelo direito à igualdade. A escola inclusiva é uma oportunidade de melhoras no ramo da educação em nosso país, afinal ela representa o esforço ai menos de fazer uma melhoria nesse aspecto. Por isso, todo o apoio que comunidades e famílias puderem dar a escola inclusiva é bem vindo.

http://www.blogers.com.br/o-que-e-escola-inclusiva/


O que é escola inclusiva
Palavras relacionadas
Artigos relacionados

http://www.blogers.com.br/o-que-e-escola-inclusiva/





Vencer o medo é construir o novo, aceitando e vivendo pacificamente com as diferenças.
(Dulce Lôbo)






O que é Educação Inclusiva
Emílio Fiqueira


Incluir: inserir, introduzir, conter em si, compreender, conter, abranger, trazer em si, envolver...

Esse é o papel da educação inclusiva: fazer com que o ambiente escolar permita o convívio de alunos sem ou com deficiência (visual, auditiva, motora etc.), pois todos têm o direito de serem tratados como iguais.

O que é Educação Inclusivaintroduz o leitor ao tema da inclusão no sistema educacional brasileiro.

O livro é importante para professores e psicólogos envolvidos com a questão, assim como para familiares que queiram compreender o tema.

Seu texto traz questões históricas sobre como as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade e sobre o momento atual.

Além disso, discorre sobre:

- Aspectos psicológicos da inclusão.

- Projetos pedagógicos.

- Adaptações curriculares.

- Mudanças estruturais na escola.

- Papel do professor nessas questões.

Emílio Figueira, autor do livro, é psicólogo/psicanalista e tem paralisia cerebral. Além disso, é professor em cursos de Educação a distância e ministra palestras sobre a educação inclusiva.

Este livro trata a inclusão sob o olhar de quem conviveu com uma deficiência e conhece de perto a questão da educação inclusiva no Brasil, um profissional interessado em debater o tema e que estuda a fundo a questão da inclusão nas escolas de nosso país.

Emilio Figueira Jornalista, psicólogo, pós-graduado em Educação Inclusiva e doutorado em Psicanálise. Autor de mais de quarenta artigos científicos nesta área e de vinte livros, dentre os quais destaca-se “Caminhando em Silêncio – Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil”.

Tornar a Educação InclusivaLivro com download gratuito

Tornar-a-educacao-inclusiva





Distribuição Institucional: Resumo: A coletânea “Tornar a educação inclusiva”, resultado da parceria entre a UNESCO e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), procura aprofundar a discussão sobre o conceito e as práticas de educação inclusiva, agregando as contribuições de pesquisadores brasileiros às reflexões de especialistas internacionais nesse campo. Em um país tão diverso e complexo como o Brasil, a educação não pode representar mais um mecanismo para excluir as pessoas cujas necessidades de aprendizagem exigem uma atenção especial.
Palavras-chave: educação inclusiva; educação especial; discriminação educacional; discriminação étnica; educação intercultural; educação de surdos; educação de cegos; deficientes mentais; educação de adultos; Brasil
Institutional distribution: Abstract: The Compilation “Tornar a educação inclusiva” – Making education inclusive -, result of a partnership between UNESCO and the National Education Postgraduate and Research Association (Anped) attempts to further the discussion on concepts and practices of inclusive education, adding contributions from Brazilian researchers to the reflections of international experts on this field. In a country as complex and diverse as Brazil, education cannot represent another mechanism which excludes those whose learning needs demand special care.
Keywords: inclusive education; special needs education; educational discrimination; ethnic discrimination; intercultural education; education of the deaf; education of the blind; mentally disabled; adult education; Brazil.
Autores: Fávero, Osmar; Ferreira, Windyz; Ireland, Timothy; Barreiros, Débora
Brasília: UNESCO, Anped, 2009. 220 p.
ISBN: 978-85-7652-090-0
Download gratuito (PDF, 2.3 Mb)


Dicas Planeta Educação

59 artigos encontrados
Conversando Sobre Educação Inclusiva com a Família - Emílio Figueira (Planeta Literatura)
O que é Educação Inclusiva - Emílio Fiqueira (Planeta Literatura)
Livro na roda - Leitura para todos (Planeta Literatura)
Tornar a Educação Inclusiva - Livro com download gratuito (Planeta Literatura)
"Informação intermediária" da Marta Gil - Informações de sites de inclusão (Dicas de Navegação)
Somos Professoras da EMEE Anne Sullivan! - Elisete Oliveira Santos Baruel (Diário de Classe)
EMEF Des. Amorim Lima - Mais do que uma Metodologia de Ensino, uma Mudança de Concepção. (Planeta Cultura)
MAQ - Marco Antonio de Queiroz - Desenvolvedor do Site Bengala Legal (Entrevistando para Saber)
Uma carta depoimento - Um depoimento emocionante (Aprender com as Diferenças)
Compartilhando Experiências - Aline Carla (Aprender com as Diferenças)
Inglês Inclusivo - Relato sobre a ação inclusiva de um professor de inglês (Aprender com as Diferenças)
Autismo e Desordens do Espectro Autista - Marina da Silveira Rodrigues Almeida (Aprender com as Diferenças)
Educação inclusiva - Razão e sensibilidade em um cenário educacional desfavorável (Aprender com as Diferenças)
O Ensino da "Picologia e Deficiência" nas Faculdades Brasileiras - Psicologia e Deficiência - Professor Emílio Figueira (Aprender com as Diferenças)
A Educação a Distância (EaD) - Modalidade Auxiliar na Formação e Qualificação das Pessoas com Deficiência (Aprender com as Diferenças)
Leitura facilitada - Prancha de leitura acoplada à lupa (Aprender com as Diferenças)
Educação Inclusiva: o CNE atende a um pleito fundamental - Sobre a polêmica do parecer do Conselho Nacional de Educação (Aprender com as Diferenças)
Como construir uma sociedade para todos sob a lógica da “separação”? - *Por Liliane Garcez e Marília Costa Dias (Aprender com as Diferenças)
Respeito pelos direitos das crianças é a chave para um futuro inclusivo - Maria Amélia Vampré Xavier (Aprender com as Diferenças)
Inclusão promove a justiça - O que é inclusão? (Aprender com as Diferenças)
Educação Inclusiva no Canadá - Traduzido por Norma Araujo (Aprender com as Diferenças)
Não é sonho! - Claudia Grabois (Aprender com as Diferenças)
Não há duas crianças iguais - Traduzido do pacote de recursos educacionais da UNESCO (Aprender com as Diferenças)
Não existe educação inclusiva - Fábio Adiron (Aprender com as Diferenças)
A situação das pessoas com deficiência na América Latina e no Caribe - Luís Fernando Astorga Gatjens (Aprender com as Diferenças)
O direito à diferença na escola - Entrevista com Maria Tereza Eglér Mantoan (Aprender com as Diferenças)
Educação inclusiva: um dever da escola - Márcia Carvalho (Aprender com as Diferenças)
Barreiras atitudinais - Obstáculos à pessoa com deficiência na escola (Aprender com as Diferenças)
Uma escola para todos - Estimulados pelo MEC, alunos com necessidades especiais ingressam nas escolas comuns (Aprender com as Diferenças)
Sexualidade e Deficiência Mental - Autoria de Rosana Glat e de Rute Cândida de Freitas (Aprender com as Diferenças)
Questões do Direito Eleitoral na era da Inclusão - Romeu Kazumi Sassaki (Aprender com as Diferenças)
Texto base da apresentação de Liliane Garcez no Encontro de Países Lusófonos - Texto base para Divulgação e Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Santos, entre os dias 10 a 14 de setembro. (Aprender com as Diferenças)
Autismo - Síndrome de Asperger ao longo da vida - Autor: Stephen Bauer / Obtido da Página do Psiquiatra Infantil Walter Camargos Junior (Aprender com as Diferenças)
Inclusão tem tudo a ver com mudança! - Maria Amélia Vampré Xavier (Aprender com as Diferenças)
Dislexia - Marina da Silveira Rodrigues Almeida (Aprender com as Diferenças)
Encontro de Países Lusófonos para a Divulgação e a Implementação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo - O Encontro Lusófono produziu um documento que foi chamado de Carta de Santos. (Aprender com as Diferenças)
Desenvolvimento Inclusivo e Educação - Pedro Pinto / Portugal (Aprender com as Diferenças)
Presidente Lula em Entrevista Exclusiva - Concedida à Sacha Band (Aprender com as Diferenças)
Mensagem enviada por Elizabeth Franco Cobo - Professora da Rede Municipal de Ensino de Cubatão. (Aprender com as Diferenças)
Fórum Permanente de Educação Inclusiva - Resumo do Histórico (Aprender com as Diferenças)
III Dia Internacional da Síndrome de Down - 21 de março - Down21 Brasil e Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Aprender com as Diferenças)
Acho que temos de pensar em conjunto sobre como começou essa história de Educação Inclusiva - Traduzido do espanhol do documento da UNESCO (Aprender com as Diferenças)
Limitações e Independência - Marcela Cálamo Vaz Silva (Aprender com as Diferenças)
Processo de inclusão dos Portadores de síndrome de Down - Ana Patrícia Beltrão Bastos (Aprender com as Diferenças)
O que é, o que é inclusão? - Professor Francisco José de Lima (Aprender com as Diferenças)
Entrevista com a Secretária de Educação Especial do MEC - Por Inclusive - Inclusão e Cidadania (Aprender com as Diferenças)
Temos que lutar para que o chamado - Maria Amélia Vampré Xavier (Aprender com as Diferenças)
Diálogos entre Leitores - Aprender com as Diferenças (Aprender com as Diferenças)
Educação inclusiva - Paralisia cerebral sim, inábil e incapaz jamais! (Aprender com as Diferenças)
Nossa inclusão cotidiana - Fábio Adiron (Aprender com as Diferenças)
Inclusão não é Processo é Transformação Rápida - Entrevista realizada pela jornalista Maria Isabel da Silva com Maria Teresa Eglér Mantoan para publicação no jornal da AME. (Aprender com as Diferenças)
Sinalizando a Saúde para Todos - HIV/AIDS e Pessoas com Deficiência (Aprender com as Diferenças)
Informática para as pessoas cegas e com baixa visão - Elizabet Dias Sá (Aprender com as Diferenças)
O tempo de cada um em deficiência mental - Por Débora Didoné - Edição Especial da Revista NOVA ESCOLA - Outubro 2006 (Aprender com as Diferenças)
Escolas Verdadeiramente Inclusivas são mais seguras e menos violentas - Traduzido do inglês por Maria Amélia Vampré Xavier (Universo Escolar)
Carta ao Grupo de Trabalho da Política Nacional de Educação Especial - Rosangela Gera (Universo Escolar)
"Modelo Segregador de Escola precisa ser Erradicado" - Entrevistado pelo Jornal da AME, Fábio Adiron discute a questão da Educação Inclusiva. (Universo Escolar)
Relatório de Participação - Conferência Nacional de Educação Básica (Universo Escolar)
Inclusão promove a justiça - Maria Teresa Eglér Mantoan (Universo


Fonte : http://www.planetaeducacao.com.br/portal/busca_site.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário