O Lugar de cada um
Terezinha Rios
Trabalhos :
O lugar de cada um – Terezinha Rios
Trabalho 1 Respodendo estas questões monte uma síntese, ou melhor, um texto sobre as questões abaixo:
1 – Existe um lugar que é da escola e do educador ?
2 – O papel específico do professor, médico, pai?
3 – A escola não está isolada.
4 – Os papéis dos sujeitos na sociedade.
5 – A dimensão dinossáurica da escola.
6 – A escola não só qualificação, é também formação.
7 – Conhecimento é mais do que informação.
8 – Sabedoria é mais do que conhecimento.
9 – Educação é um bem público.
10 – Professor e aluno: cada um faz o seu papel
11 – Como afetamos nosso aluno?
2 - Trabalho Resenha Crítica do Livro: Pedagogia da
Autonomia – Paulo Freire
Autonomia – Paulo Freire
baixe livro :
Numa linguagem acessível e didática ele reflete sobre saberes necessários à prática educativo-crítica fundamentados numa ética pedagógica e numa visão de mundo alicerçados em rigorosidade, pesquisa, criticidade, risco, humildade, bom senso, tolerãncia, alegria, curiosidade, esperança, competência, generosidade, disponibilidade… molhada pela esperança.
Clique aqui para baixar o livro !!!http://geografiamb2.wordpress.com/2009/03/17/livro-pedagogia-da-autonomia-paulo-freire/
ou
http://portal.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/Pedagogia_da_Autonomia.pdf
Resenha Critica Pedagogia Da Autonomia Paulo Freire
ensinar” de Perrenoud
Serem entregues dia 12/04
Trailer do DVD - O lugar de cada um - integrante da coleção Terezinha Rios
Mais Terezinha Rios
Site de Vendas DvD http://www.nittas.com.br/pedagogica/terezinha-rios/terezinha-rios-o-lugar-de-cada-um.html
O lugar de cada um

Terezinha Azerêdo Rios faz uma discussão e reflexão a luz dos papéis que cada um desempenha na escola, sendo a escola um lugar de socialização do conhecimento. A autora também ressalta a importância da complementação das instituições. Cada instituição deve desempenhar sua função social. Porque a escola não é uma instituição isolada. Toda a instituição tem como tarefa a socialização dos conhecimentos e valores da sociedade. A sociedade é constituída por essas instituições. A escola é constituinte da sociedade. Há uma tarefa educativa que é de todas as instituições, a socialização dos conhecimentos. Cabe a família o papel da socialização primária, mas também com a complementação das outras instituições. Quando passa a escola a tarefa do educador, que ali está, é também tarefa educativa como a da família. No vídeo ela também destaca a questão da relação professor-aluno. Conceituando essa relação, como sendo uma relação que se estabelece entre diferentes. Cada um age a sua maneira. Ensinamos e aprendemos nessa relação, mas é na diferença e na reciprocidade que construímos o trabalho pedagógico. Não é uma questão de ser somente professor-aluno, porque sempre há “eu” e o “outro” na relação. Há complexidade na relação de dois sujeitos que são diferentes na sua geração e na origem social. Etc. Que tem como objetivo construir algo que diz respeito a ambos. Terezinha Azerêdo faz um questionamento. Para que a escola no mundo em que a comunicação na Internet, na mídia tem crescido cada vez mais? Passamos a ver a escola como uma instituição dinossauríca, que não há mais lugar para ela. Mas destaca se levarmos apenas em consideração a função técnica do educador talvez a escola seja dispensável. Mas se ainda valorizarmos o conhecimento mais do que a informação, aí encontraremos um lugar para a escola. Conclui a discussão abordando a respeito do fazer pedagógico do professor, ressaltando que há um desafio no trabalho do professor, que é tomar consciência de como estão implicados no seu trabalho e ao mesmo tempo a conservação e mudança de conhecimentos e valores. O professor tem esta sempre atualizando sua prática pedagógica e rever seus valores.