Disciplina: Fundamentos Teórico-Práticos do
Ensino
de
Geografia
Alunos (as): Grupo Aline Cristina Aguiar RA
111489
Ericka Vanessa de Andrade RA
111577
Melissiane Cristina
de Castro RA 111518
Ursula Rodrigues Alves
de Andrade RA 111538

Atividades
Plano de Aula Geografia
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Localização
Ano: 3º Ano
Objetivo : Saber se localizar a partir das noções geográficas
Objetivo : Saber se localizar a partir das noções geográficas
Material:
Folha sulfite,
lápis, borracha, mapa mundi, globo, lápis de cor.
Conhecimento prévio:
Noções de espaço
e localizações geográficas
Encaminhamento metodológico:
Mostrar aos alunos um
mapa mundi,
porém este deve ser colocado no chão para que se tenha uma
compreensão mais adequada
das orientações.
Colocado no chão, as crianças terão a compreensão correta, de que o norte não é para cima, como muitas pensam quando se coloca
o mapa pendurado em
um quadro ou parede.
É importante ressaltar que podemos nos localizamos
a partir do Sol como ponto de referência.
O Sol
nasce ao leste
e se põe a oeste.
Dependendo da região do
país
em que você se encontra, explore as condições de espaço, por
exemplo, se mora
na região norte da América
do Sul, o que
tem a leste, oeste,
centro-oeste, etc.
Desenhe os pontos cardeais no chão, desta forma:
Ao
encontrar o Sol, posicionar-se com a sua mão
direita
para
este lado.
Nesse sentido,
mostrar no mapa mundial onde estamos, em qual continente, qual país, qual estado,
qual
cidade e qual mar banha as terras
do Brasil.
Mostrar a planta
de uma sala de aula,
relatando que
o desenho da sala
em planta é como seria se pudéssemos
ver a sala de
cima. Como se pudéssemos recortar o telhado da sala e, de
cima, ver as
posições dos móveis e
as
paredes ao redor da sala.
Exemplo:
Pedir que
os
alunos desenhem a planta
da sala de
aula em que estudam.
Avaliação:
Utilize a planta de sua sala
de aula
para
responder as seguintes questões:




Outra atividade possível é pedir
que
os alunos façam a planta baixa de sua casa.
Quando as trouxerem, distribua pela
sala e solicite que apresentem para
a turma
esclarecendo como é sua casa.
Depois das apresentações, reúna os alunos em grupos
e diga para modificarem uma das plantas de seus
colegas; como gostariam que ficasse
a casa. Depois, troque as plantas, a original e a modificada, entre os
grupos e solicite que eles apontem, aos outros, o que foi mudado.
A equipe que fez as alterações
deverá dizer se está correto.
Solicite que sejam feitas
perguntas a respeito
das
plantas, o que estava
ao norte de um determinado móvel, ao sul, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário