O que é escola inclusiva
Quando se fala em inclusão social muitas pessoas já logo identificam de quem estamos falando, de pessoas com deficiência física. Deficiência física não é problema para ninguém que quer aprender e estudar
http://www.blogers.com.br/o-que-e-escola-inclusiva/
O que é escola inclusiva
Palavras relacionadas
Artigos relacionados- O que é a escola especial
- O dia da escola
- Sobre a Creche escola
- Como funciona as Escolas biblica
- Ensino da escola pública
- Sobre o Brasil Escola
- Inscrições Abertas para o programa Escola da Família
- Escola particular
- O que apresentar na formatura da escola
- Papel da escola
- A importancia da escola
- Escola de Idiomas
- Como receber o Bolsa Escola
- Importância do teatro na escola
- Curso Preparatorio
- O que é a Escola Tradicional
- Programa escola da familia
- Participe da escola de seus filhos
- Como funciona o programa arte na escola
- A importância da escola na sociedade
- O que é o projeto amigos da escola
- Escola de natação
- Escola pública ou escola particular onde estudar
- O papel da escola na sociedade
- Ensino na escola estadual
- Escola ballet
- As melhores escolas segundo o enem
- Dicas de frases na camiseta de formatura da escola
- O que faz o centro de integração empresa escola
- Amigos da escola rede Globo
http://www.blogers.com.br/o-que-e-escola-inclusiva/
Vencer o medo é construir o novo, aceitando e vivendo pacificamente com as diferenças.
(Dulce Lôbo)

O que é Educação Inclusiva
Emílio Fiqueira
Incluir: inserir, introduzir, conter em si, compreender, conter, abranger, trazer em si, envolver...
Esse é o papel da educação inclusiva: fazer com que o ambiente escolar permita o convívio de alunos sem ou com deficiência (visual, auditiva, motora etc.), pois todos têm o direito de serem tratados como iguais.
O que é Educação Inclusivaintroduz o leitor ao tema da inclusão no sistema educacional brasileiro.
O livro é importante para professores e psicólogos envolvidos com a questão, assim como para familiares que queiram compreender o tema.
Seu texto traz questões históricas sobre como as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade e sobre o momento atual.
Além disso, discorre sobre:
- Aspectos psicológicos da inclusão.
- Projetos pedagógicos.
- Adaptações curriculares.
- Mudanças estruturais na escola.
- Papel do professor nessas questões.
Emílio Figueira, autor do livro, é psicólogo/psicanalista e tem paralisia cerebral. Além disso, é professor em cursos de Educação a distância e ministra palestras sobre a educação inclusiva.
Este livro trata a inclusão sob o olhar de quem conviveu com uma deficiência e conhece de perto a questão da educação inclusiva no Brasil, um profissional interessado em debater o tema e que estuda a fundo a questão da inclusão nas escolas de nosso país.
Emilio Figueira Jornalista, psicólogo, pós-graduado em Educação Inclusiva e doutorado em Psicanálise. Autor de mais de quarenta artigos científicos nesta área e de vinte livros, dentre os quais destaca-se “Caminhando em Silêncio – Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil”.
Tornar a Educação InclusivaLivro com download gratuito
Distribuição Institucional: Resumo: A coletânea “Tornar a educação inclusiva”, resultado da parceria entre a UNESCO e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), procura aprofundar a discussão sobre o conceito e as práticas de educação inclusiva, agregando as contribuições de pesquisadores brasileiros às reflexões de especialistas internacionais nesse campo. Em um país tão diverso e complexo como o Brasil, a educação não pode representar mais um mecanismo para excluir as pessoas cujas necessidades de aprendizagem exigem uma atenção especial.
Palavras-chave: educação inclusiva; educação especial; discriminação educacional; discriminação étnica; educação intercultural; educação de surdos; educação de cegos; deficientes mentais; educação de adultos; Brasil
Institutional distribution: Abstract: The Compilation “Tornar a educação inclusiva” – Making education inclusive -, result of a partnership between UNESCO and the National Education Postgraduate and Research Association (Anped) attempts to further the discussion on concepts and practices of inclusive education, adding contributions from Brazilian researchers to the reflections of international experts on this field. In a country as complex and diverse as Brazil, education cannot represent another mechanism which excludes those whose learning needs demand special care.
Keywords: inclusive education; special needs education; educational discrimination; ethnic discrimination; intercultural education; education of the deaf; education of the blind; mentally disabled; adult education; Brazil.
Autores: Fávero, Osmar; Ferreira, Windyz; Ireland, Timothy; Barreiros, Débora
Brasília: UNESCO, Anped, 2009. 220 p.
ISBN: 978-85-7652-090-0
Fonte: UNESCO no Brasil (http://www.brasilia.unesco.org/publicacoes/livros/tornar-educa-inclusiva)
Dicas Planeta Educação
Fonte : http://www.planetaeducacao.com.br/portal/busca_site.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário